Ader Oliveira é o nome por trás da AOS Mídia, um canal de notícias alucinante sobre o Surf ao redor do mundo. Aos 42 anos, este baiano construiu e tornou sua carreira internacionalmente conhecida à base de muito trabalho, foco e dedicação. Seus canais se tornaram fontes indispensáveis de informação para todos que gostam de acompanhar as principais notícias que rolam no mundo do Surf. Ader começou o papo lembrando do início da sua carreira.
“Dirceu Góes, um legend baiano que foi meu professor na faculdade de Comunicação em Ilhéus, foi quem me incentivou a escrever sobre Surf. Um dia eu falei que tinha essa vontade e ele me perguntou, ‘e porque você não escreve?’. Foi então que comecei a escrever, e com a ajuda dele, alguns textos foram publicados no jornal Diário de Ilhéus. Daí, fui criando vínculos importantes e foram surgindo trabalhos como a assessoria de imprensa da Associação Ilheense de Surf, da Federação Baiana e Confederação Brasileira de Surf. Aprendi muito com essas experiências e fiz contatos importantes para a minha carreira”.
Ader também trabalhou por anos no site Waves, fez o Surf Bahia e se jogou em diversos outros projetos antes de criar a AOS Mídia.
“Em 2020, eu resolvi abrir a minha agência, AOS Mídia. No início, fechei um contrato com Ítalo Ferreira, a primeira pessoa que abraçou o projeto. Nós traçamos um plano de mídia e criação de conteúdos que andou muito bem. Também trabalhei com Arthurzinho, o Pró, quando ele começou a bombar. Eu fazia a gestão de imagem filtrando as propostas que chegavam, assessorando, abrindo contatos na mídia e coisas assim. Foram experiência muito legais!”
Mas, o mercado não é fácil, são muitas iniciativas boas que dependem do patrocínio das empresas que, nem sempre, estão alinhadas com os produtos que lhes são oferecidos. Ader falou sobre isso.
“Produzir conteúdo de Surf não é fácil, você tem que ser muito criativo para conseguir patrocinadores. Não tem tantas empresas investindo e as que investem possuem um filtro, uma lista de prioridades, como campeonatos, atletas, influenciadores digitais etc. O lance é não se limitar apenas ao público do Surf, mas tentar atrair os simpatizantes do Surf, que é o que o mercado quer. Produzir conteúdos muito direcionados vai te restringir a um mercado menor e com menos investimentos disponíveis. É preciso sair da bolha para conseguir investimentos maiores”.
A AOS Mídia tem se destacado pela rapidez em suas publicações, muitas delas falando dos atletas profissionais com os quais Ader convive há anos. Pela experiência, ele deu a dica para os que sonham com a carreira no Surf profissional.
“O conselho é treinar e se dedicar bastante. Não adianta você querer ser um atleta acordando e treinando a hora que quiser. Passei anos convivendo com atletas do circuito mundial e eles sempre são os primeiros a entrar na água, pode tá frio, água gelada, o que for, as caras se dedicam ao extremo, estão sempre focados e são os melhores do mundo. Então, como um surfista que está começando agora pode evoluir chegando na praia 9h para treinar? Não dá, tem que ralar mais do que a galera que já está lá, se quiser ter alguma chance. Um bom planejamento também é fundamental”.
Os campeonatos locais bem estruturados também ajudam nesse processo, Ader concorda.
“Já tivemos circuitos regionais e estaduais muito fortes no nordeste, o que é fundamental para os atletas. Isso depende de investimentos de grandes empresas que enxerguem as oportunidades que existem nesses eventos. Não é fácil, mas acho que um trabalho bem feito por pessoas unidas e qualificadas pode atrair esses patrocinadores e melhorar as possibilidades de muitos atletas. É possível, com seriedade, dedicação e muito trabalho”.
Sobre o Mutcha Onda.
“Fico feliz de ver essa mídia ganhando força na Bahia. Voltar com o jornal impresso depois de tantos anos, e ver que ele está crescendo a cada dia, é algo muito importante para todos nós. Parabéns, Mutcha Onda. É Mutcha Onda! (risos)”.