Qual o surfista nunca presenciou ou teve que intervir num afogamento? Saber o que fazer é fundamental caso você seja vítima ou tenha que ajudar outras pessoas. O Professor Luiz Cláudio, Mestre Orelha, surfista, Guarda-vidas e membro da SOBRASA (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático) é um difusor da campanha SURF-SALVA direcionada aos surfistas. “A campanha surgiu no Rio de Janeiro onde os Guarda-vidas sempre avistavam a presença dos surfistas nas praias onde aconteciam os afogamentos”, explica o professor. Muitos surfistas se deparam com os afogamentos antes mesmo dos Guarda-vidas, por isso é essencial que eles saibam como proceder nestas situações. “O SURF-SALVA é uma ferramenta para evitar o afogamento dos Surfistas na hora de ajudar uma pessoa se afogando”. Para ele, todo surfista deve conhecer os 05 anéis da Cadeia de Sobrevivência do Afogamento.
O primeiro e mais importante é o anel da PREVENÇÃO já que a medida pode evitar 99% dos afogamentos. É saber nadar bem, estar preparado fisicamente, conhecer os picos, os próprios limites, as medidas de primeiros socorros e sempre usar o leash.
O segundo anel é o RECONHECIMENTO DO AFOGADO, quando uma pessoa apresenta dificuldade ou incapacidade para nadar. Neste caso, deve-se pedir que alguém ligue para o 193 (Corpo de Bombeiros), chamar o apoio dos Guarda-vidas, outros surfistas e vigiar a vítima dentro d’água até a chegada da ajuda.
O terceiro elo, FORNECER FLUTUAÇÃO para evitar a submersão, é dar um objeto flutuante ao afogado, como pranchas, boias, pedaços de isopor ou garrafas pet grandes para que a vítima permaneça na superfície.
O quarto, REMOVER DA ÁGUA se for seguro para você, merece muita atenção. “Conheça, identifique e analise os fatores de risco de suas praias e ambientes aquáticos antes de se aventurar em um salvamento, pois você também pode se tornar uma vítima”, alerta.
O quinto elo é o SUPORTE BÁSICO DE VIDA. Se o afogado não estiver respirando e você tiver o treinamento, deve-se iniciar a RCP (reanimação cardiopulmonar) com ventilação. Se houver respiração, permaneça junto à vítima até a chegada da ambulância.
Sem dúvidas que a Cadeia de Sobrevivência é fundamental para todos os que praticam atividades no mar. A possibilidade de se deparar com situações de afogamento onde a única opção de salvamento seja você, é grande, e a prevenção é prioridade. “O lance agora é salvar sem se molhar. Procure um curso de SURF-SALVA com algum Guarda-vidas credenciado e PREVINA PARA NÃO AFOGAR!”, finaliza o Professor.
Informe-se: sobrasa.org