Achei essa ilustração fantástica! Estou preocupado com a velocidade das informações que chegam até a gente, e mais ainda com a qualidade e a maneira com chegam. Acho que estamos mergulhando cada vez mais fundo em um estado de consumismo inconsciente e muito tóxico por conta da influência que as mídias digitais têm produzido em nossas vidas.
É tanto lixo, tanta gente fazendo de tudo por visualizações e curtidas para ganhar dinheiro, tantos “influencers” nos induzindo a consumir o que eles mesmo não consomem que até eu, às vezes, me pego viajando nessas porcarias. A gente tá ficando bitolado pela velocidade com que somos bombardeados pelos algoritmos, pelas métricas e pelos conteúdos rasos que acabam com nossa saúde mental, tomam nosso precioso tempo e nos tornam escravos desse sistema doentio de futilidades, mentiras, comparações e muita baboseira…
Tem muita coisa boa e as ferramentas são excelentes, mas temos que escolher, ir atrás daquilo que é necessário, ou que nos diverte, e que nos edifica. Temos que diminuir o tempo nesse mundo que nos aprisiona e aumentar o tempo no mundo que nos liberta, como dos livros, por exemplo.
Ah, esses que estão ficando fora de moda para alguns, e que “dão trabalho” para tantos outros, são como os salva-vidas. Eles entram no mar raivoso dessa tsunami digital que tem nos afogado em ondas cada vez mais turbulentas, para nos salvar das nossas próprias escolhas. Os livros, os jornais e as revistas são os heróis da resistência… Fadados ao esquecimento pela preguiça, pela falta de tempo e pela “necessidade” que temos em nos manter conectados a alguma rede digital, eles ainda são fundamentais para a nossa saúde física e mental. A boa leitura nos fortalece, nos torna pessoas melhores, mais independentes e nos salva dos “afogamentos”. A boa leitura é um vício dos bons! É Mutcha Onda…
PS.: Fiz o texto grande de propósito. Se você chegou até aqui, legal, você não faz parte das métricas que os algoritmos adoram. Você é uma pessoa diferenciada, parabéns! Agora, se o texto é bom ou ruim, esse é um outro lance e cabe a você avaliar o que anda consumindo para evitar os afogamentos. A intenção foi essa, desculpa aí…